sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Datas comemorativas

DATAS COMEMORATIVAS

Janeiro
01 Dia Mundial da Paz
06 Dia de Reis
08 Dia do Fotógrafo
09 Dia do Astronauta
15 Dia do Compositor
20 Dia do Farmacêutico
24 Dia dos Aposentados
25 Aniversário de São Paulo
25 Dia do Carteiro
30 Dia do MágicO

Fevereiro
10 Dia do Atleta
11 Dia da Criação da Casa da Moeda
14 Dia da Amizade
16 Dia do Repórter
19 Dia do Esportista
24 Dia da Promulgação da Primeira Constituição
27 Dia do Livro Didático
27 Dia do Idoso

Março
08 Dia Internacional da Mulher
10 Dia do Telefone
14 Dia da Poesia
15 Dia da Escola
19 Dia do Artesão
20 Outono
22 Dia Internacional da Água
23 Dia do Meteorologista
26 Dia do Cacau
27 Dia do Circo

Abril
01 Dia da Mentira
02 Dia do Propagandista
07 Dia Mundial da Saúde
07 Dia do Jornalismo
08 Dia Mundial de Combate ao Cancer
08 Dia da Natação
08 Dia do Correio
10 Dia da Engenharia
13 Dia dos Jovens
13 Dia do Office-Boy
14 Dia Pan-Americano
18 Dia Nacional do Livro Infantil
18 Dia de Monteiro Lobato
19 Dia do Índio
19 Dia do Exército Brasileiro
21 Dia da Polícia Civil
21 Tiradentes
21 Dia do Metalúrgico
22 Descobrimento do Brasil
22 Dia da Terra
23 Dia de São Jorge
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 Dia do Contabilista
26 Dia do Goleiro
26 Dia da Primeira Missa no Brasil
27 Dia da Empregada Doméstica
27 Dia do Sacerdote
28 Dia da Sogra
28 Dia da Educação
30 Dia do Ferrovário

Maio
01 Dia do Trabalho
02 Dia Nacional do Ex-Combatente
03 Dia do Taquígrafo
03 Dia do Sol
05 Dia do Pintor
05 Dia Nacional das Comunicações
06 Dia do Cartógrafo
07 Dia do Oftalmologista
07 Dia do Silêncio
08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
08 Dia do Artista Plástico
10 Dia da Cavalaria
10 Dia do Guia de Turismo
10 Dia do Campo
11 Dia das Mães
12 Dia Mundial da Enfermeira
13 Abolição da Escravatura
13 Dia do Automóvel
14 Dia do Seguro
15 Dia do Gerente de Banco
15 Dia da Assistência Social
16 Dia do Faxineiro
16 Dia do Gari
7 Dia Internacional das Telecomunicações
18 Dia dos Vidreiros
18 Dia Mundial dos Museus
22 Dia do Apicultor
24 Dia do Vestibulando
24 Dia Nacional do Café
24 Dia do Preso
24 Dia da Infantaria
25 Dia do Massagista
25 Dia da Indústria
25 Dia do Trabalhador Rural
27 Dia do Profissional Liberal
29 Dia do Policial
29 Dia do Geógrafo
29 Dia do Estatístico
30 Dia do Decorador
30 Dia do Geólogo
30 Dia do Comissário de Bordo

Junho
05Dia Mundial do Meio Ambiente
07 Dia da Liberdade de Imprensa
08 Dia do Citricultor
08 Dia das Empresas Gráficas
09 Dia do Porteiro
09 Dia do Tenista
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
11 Dia da Marinha Brasileira
11 Dia do Educador Sanitário
12 Dia dos Namorados
13 Dia do Turista
13 Dia de Santo Antônio
14 Dia do Solista
15 Dia do Paleontólogo
17 Dia do Funcionário Público Aposentado
18 Dia do Químico
20 Dia do Revendedor
21 Início do Inverno
21 Dia da Mídia
21 Dia do Intelectual
24 Dia do Caboclo
24 Dia de São João
24 Dia do Mel
26 Dia do Professor de Educação Física
29 Dia do Pescador
29 Dia da Telefonista
29 Dia de São Pedro
30 Dia do Caminhoneiro

Julho
02 Dia do Bombeiro
02 Dia do Hospital
04 Dia Internacional do Cooperativismo
08 Dia do Padeiro
10 Dia da Pizza
11 Dia do Mestre da Banda
12 Dia do Engenheiro Florestal
13 Dia do Engenheiro de Saneamento
13 Dia Mundial do Rock
16 Dia do Comerciante
17 Dia da Liberdade de Pensamento
17 Dia do Protetor de Florestas
18 Dia do Trovador
19 Dia da Caridade
19 Dia Nacional do Futebol
20 Dia da Amizade
23 Dia do Guarda Rodoviário
25 Dia do Colono
25 Dia do Motorista
25 Dia do Escritor
26 Dia da Vovó
26 Dia do Detetive Particular
27 Dia do Despachante
27 Dia do Motociclista
28 Dia do Agricultor

Agosto
01 Dia Nacional do Selo
03 Dia do Tintureiro
04 Dia do Padre
05 Dia Nacional da Saúde
08 Dia dos Bandeirantes
10 Dia da Enfermeira
10 Dia dos Pais
11 Dia do Estudante
11 Dia da Televisão
11 Dia do Advogado
11 Dia do Garçom
12 Dia Nacional das Artes
13 Dia do Economista
13 Dia do Encarcerado
14 Dia do Combate à Poluição
15 Dia da Informática
15 Dia do Solteiro
17 Dia do Patrimônio Histórico
19 Dia Mundial da Fotografia
19 Dia do Artista de Teatro
21 Dia da Habilitação
22 Dia do Folclore
24 Dia do Artista
25 Dia do Feirante
25 Dia do Soldado
27 Dia Nacional do Psicólogo
27 Dia do Corretor de Imóveis
28 Dia do Bancário
28 Dia da Avicultura
29 Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

Setembro
02 Dia do Repórter Fotográfico
03 Dia do Biólogo
05 Dia da Juventude
05 Dia do Oficial da Farmácia
05 Dia da Amazônia
06 Dia do Barbeiro
06 Dia do Alfaiate
7 Dia da Independência do Brasil
08 Dia da Alfabetização
09 Dia do Administrador
09 Dia do Veterinário
10 Dia da Imprensa
13 Dia do Agrônomo
14 Dia do Frevo
17 Dia da Compreensão Mundial
18 Dia dos Símbolos Nacionais
19 Dia do Teatro
19 Dia do Comprador
20 Dia do Pombo da Paz
20 Dia do Funcionário Municipal
21 Dia do Idoso
21 Dia da Árvore
21 Dia do Fazendeiro
21 Dia do Radialista
22 Dia da Banana
23 Início da Primavera
23 Dia do Soldador
25 Dia do Trânsito
25 Dia da Tia Solteirona
27 Dia do Cantor
27 Dia do Encanador
29 Dia do Anunciante
30 Dia da Secretária
30 Dia Mundial do Tradutor

Outubro
01 Dia do Vendedor
02 Dia do Anjo da Guarda
03 Dia do Dentista
04 Dia Mundial dos Animais
05 Dia da Natureza
09 Dia do Atletismo
11 Dia do Deficiente Físico
12 Dia das Crianças
14 Dia Nacional da Pecuária
15 Dia do Professor
16 Dia da Alimentação
17 Dia do Eletricista
18 Dia do Médico
20 Dia do Poeta
22 Dia do Paraquedista
23 Dia do Aviador
25 Dia da Democracia
28 Dia do Funcionário Público
29 Dia Nacional do Livro
31 Dia das Bruxas

Novembro
04 Dia do Inventor
05 Dia da Ciência
08 Dia Mundial do Urbanismo
10 Dia do Trigo
11 Dia do Supermercado
14 Dia da Alfabetização
15 Proclamação da República
17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
20 Dia da Consciência Negra
22 Dia do Músico
23 Dia Internacional do Livro
25 Dia do Doador de Sangue
29 Dia do Café

Dezembro
01 Dia do Imigrante
02 Dia do Samba
04 Dia da Propaganda
08 Dia da Família
10 Dia do Palhaço
11 Dia do Engenheiro
13 Dia do Marinheiro
15 Dia do Jardineiro
16 Dia do Reservista
18 Dia do Museólogo
21 Dia do Atleta
23 Dia do Vizinho
25 Natal
26 Dia da Lembrança
28 Dia do Salva-Vidas
31 Ano Novo

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Resenha: Família, lócus de vivência: do amor à violência. Texto de: Júlia S. N. F. Bucher (Universidade de Fortaleza).

Este artigo leva-nos a pensar sobre uma das mais antigas instituições existentes: a família. Na família deveríamos encontrar um espaço seguro, de aceitação e esperança. Cabe a ela a transmissão de valores, crenças, costumes e regras, que muitas vezes são passadas de geração a geração. A família é um espaço privilegiado de aprendizagem, altamente capaz de desenvolver seres humanos sensíveis e sábios.
Porém, o texto aponta para uma triste evidência: a violência familiar. Violência esta que pode ser desde uma simples negligência, uma palavra dura demais, até surras cruéis ou violência sexual.
Quando se fala de negligência, pode-se pensar na questão dos limites. Hoje, esta questão está meio fora de moda. As crianças detêm o poder. A criança fez birra, lá vai a família dizendo: “sim, senhora!”. Isto é um tipo de violência, sim! Crianças sem limites não sabem diferenciar o certo do errado, não tem a capacidade de abrir mão de seus desejos em favor do próximo, não são sensíveis e não conseguem lidar com frustrações. Além, de ser uma violência contra a criança, também, se caracteriza uma violência contra o próximo, que tem que suportar tanto egocentrismo e falta de respeito.
Mas para se impor limites, deve-se saber como fazer. A família precisa reconhecer sua necessidade de aprendizagem. Seres humanos sempre precisam aprender! É necessário aprender a ensinar limites. Falar palavras ofensivas, tais como: “você é um burro!”, “você não consegue nunca!” “você não faz nada certo!”, nada tem a ver com limites. Essas frases e ações violentas, nada mais são do que inibidoras do desenvolvimento humano. Trancam a mente, paralisam a auto-estima e desestimulam o pensamento.
Entretanto, existem categorias de violência familiar mais cruéis. A violência no corpo é talvez, a mais devastadora. Atingindo corpo, mente e alma, deforma a personalidade do indivíduo e traz conseqüências por toda vida. O que leva um pai ou uma mãe a cometer tamanha brutalidade?
O texto traz diversas explicações para esta indagação: falta de emprego, pobreza, passado de violência na família, e outros tantos. Todavia, a explicação mais plausível é a falta de EDUCAÇÃO. Somente por meio da educação se faz possível um renovar de mentes, corações e atitudes no seio familiar. Se existe educação em uma família, ela aprende e pratica a tolerância, a capacidade de resolução dos problemas do dia-a-dia, a afetividade, a compreensão, o respeito e principalmente a PAZ. Afinal, a família é a peça chave para se construir a paz neste mundo.

Viva a Primavera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este marcador de página, fiz em homenagem as professoras da escola onde trabalho. Minha classe ficou responsável pelo momento cívico e como é primavera, nada mais propício... O que acharam?


A Aranha...



Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:
- "Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!"

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:
- "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha."
- "Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar..."

Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os malfeitores entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:
- "Vamos, entremos nesta trilha!"
- "Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas..."

Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança n'Ele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

domingo, 20 de setembro de 2009

Ótima dica para professoras

EXEMPLOS: CONTEUDOS A SEREM TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Retirado de:http://cantinhodassugestoes.blogspot.com

MATERNAL 2

LINGUAGEM ORAL

OBJETIVO
1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons fortes e fracos.
4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
5. Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
8. Identificar e reconhecer as vogais.
9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.

CONTEÚDO
1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.
3. Discriminação auditiva.
4. Discriminação visual.
5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
6. Histórias e contos.
7. Memorização.
8. Vogais.
9. Nome próprio e letras do nome próprio.

ESTRATÉGIA
1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

MATEMÁTICA

OBJETIVO
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5. Nomear e identificar iguais e diferentes.

CONTEÚDO
1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5. Nomear iguais e diferentes.

ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

CIÊNCIAS

OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.

ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.

ARTES

OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.


Jardim I

LINGUAGEM ORAL

OBJETIVO
1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
5. Identificação do nome próprio.
6. Identificação das letras do nome próprio.
7. Identificação das vogais.

CONTEÚDO
1. Coordenação Motora Ampla.
2. Coordenação Motora Fina.
3. Discriminação Auditiva e Visual.
4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
5. Estudo do nome próprio.
6. Estudo das letras do nome próprio.
7. Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

OBSERVAÇÕES: CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.

• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
• Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
• Estimulação e motivação.
• Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA

OBJETIVO
1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO
1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2. Conceito de lateralidade.
3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4. Coordenação Motora.
5. Discriminação audiovisual.
6. Seqüência e seriação.
7. Numeração: • Números de 1 à 5• Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA
1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o "pensamento".
À medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras "não cabe" e "acabou", vai adquirindo a noção de quantidade.
"Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos."

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

CIÊNCIAS

OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.

ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.

ARTES

OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.

ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

JARDIM II –

PORTUGUÊS

OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO
• Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

• Percepção visual:
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação de figuras.
6. Letras (a, e, i, o, u).

• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.

ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.

MATEMÁTICA

OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolver a noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao tempo.

CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
2. Comparação.
3. Identificação.
4. Conjuntos.
5. Correspondência.
6. Cores.

• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2. Distância entre os objetos (longe, perto).
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4. Massa (leve, pesado).
5. Temperatura (quente, frio).
6. Som (alto, baixo).
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

ESTRATÉGIA
• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
2. Desenvolver socialização.
3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia Nacional do Livro Infantil.
4. Dia do Índio.
5. Dia do Trabalho
6. Dia das Mães.
7. São João.
8. Dia dos Pais.
9. Dia do Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do Trânsito.
15. Dia das Crianças.
16. Proclamação da República.
17. Primavera.
18. Dia da Árvore.
19. Natal e outros.

ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

CIÊNCIAS

OBJETIVO
• Estimulação dos cinco sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer diferentes animais.

CONTEÚDO
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

ESTRATÉGIA
• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
• Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

ARTES

OBJETIVO
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO
• Artes: desenho livre e pintura.
• Sucata.
• Argila e massinha.

ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
• Material de sucata e criatividade do professor.
• Apresentação de argila e massinha.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.

PRÉ ESCOLA

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
6. Iniciação as famílias silábicas.

CONTEÚDO
• Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
• Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
• Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
• Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
• Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.

ESTRATÉGIA
• Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
• Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
• Histórias, músicas, vídeo e livros.
• Atividades com sucatas (ex: embalagens).
• Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

MATEMÁTICA –

OBJETIVO
1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4. Desenvolver o processo de adição.


CONTEÚDO
• Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
• Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
• Operação com Números: adição: total até 9.
• Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
• Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
• Fração: inteiro/metade.

ESTRATÉGIA
1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
3. Recorte, colagem e pintura.
4. Atividade com sucatas.
5. Músicas e histórias.
6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO
• Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
• Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
• Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
• Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO
• Desenho.
• Pintura.
• Impressão.
• Recorte.
• Alinhavo.
• Tapeçaria.
• Colagem.
• Modelagem.
• Dobradura.
• Montagem.
• Construção.

ESTRATÉGIA
1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
3. Revista, jornal e sucata.
4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

CIÊNCIAS

OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO
• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
• Alimento/Culinária.
• Plantas/Horticultura.
• Animais.

ESTRATÉGIA
• Explorar o meio em que estamos.
• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
• Pinturas colagens, recortes.
• Horta.
• Passeios, excursões.
• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
• Alimentos (frutas, verduras, legumes).

INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO
• Eu/Família.
• Casa/Comunidade.
• Escola.
• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
• Datas Comemorativas: (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA
1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.

INGLÊS

OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.

CONTEÚDO
• Cores.
• Números.
• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
• Músicas.

ESTRATÉGIA
• Vídeo.
• Cartazes.
• Desenhos.
• Atividades gráficas.
• Pintura, colagem e recorte.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente.
3. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
6. Mante-la ocupada.
7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

PRÉ (alfabetização)

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
• Desenvolver coordenação motora fina.
• Discriminação esquerda direita.
• Organizar espacialmente os traçados no papel.
• Desenvolver coordenação viso-motora.

CONTEÚDO
1. Exercícios para desenvolver:
• esquema corporal;
• esquema espacial;
• orientação temporal;
• coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
• percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
• lateralidade.
• Desenvolver campo lingüístico.

ESTRATÉGIA
• Exercícios gráficos em folhas.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Músicas.
• Histórias.
• Atividades com sucata.
• Cartazes.
• Atividades em caderno pedagógico.

II – ALFABETIZAÇÃO

1)- VOGAIS
OBJETIVOS
1. Identificar, ler e escrever as vogais.
2. Discriminar os sons oral e nasal.
3. Discriminar sons aberto e fechado.
4. Completar palavras de acordo com as figuras.
5. Traçar vogais corretamente.
6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.

CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.

ESTRATÉGIA
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Execução de exercícios gráficos.
• Cartazes.
• Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
• Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
• Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.

2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS

OBJETIVO
1. Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
3. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.

CONTEÚDO
• Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
• Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
• Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.


ESTRATÉGIA
• Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
• Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
• Leitura, recorte e colagem.

3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS

OBJETIVO
1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
2. Automatizar o processo de formação.
3. Empregar corretamente o uso das famílias.
4. Treinar a escrita.
5. Executar os exercícios corretamente.

CONTEÚDO
• Palavras-chave, famílias silábicas.
• Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
• Ortografia.

ESTRATÉGIA
1. Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
2. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.

MATEMÁTICA

OBJETIVO
1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
2. Identificar figuras geométricas.
3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
5. Ampliar os conceitos matemáticos.
6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.

CONTEÚDO
• Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
• Conjuntos (unitário, vazio).
• Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.

ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.

ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO
1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO
• Desenho.
• Pintura.
• Impressão.
• Recorte.
• Alinhavo.
• Tapeçaria.
• Colagem.
• Modelagem.
• Dobradura.
• Montagem.
• Construção.

ESTRATÉGIA
• Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
• Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
• Revista, jornal e sucata.
• Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

CIÊNCIAS

OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO
• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
• Alimento/Culinária.
• Plantas/Horticultura.
• Animais.

ESTRATÉGIA
• Explorar o meio em que estamos.
• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
• Pinturas colagens, recortes.
• Horta.
• Passeios, excursões.
• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
• Alimentos (frutas, verduras, legumes).

INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO
• Eu/Família.
• Casa/Comunidade.
• Escola.
• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
• Datas Comemorativas: (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.

INGLÊS

OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.

CONTEÚDO
• Cores.
• Números.
• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
• Músicas.

ESTRATÉGIA
• Vídeo.
• Cartazes.
• Desenhos.
• Atividades gráficas.
• Pintura, colagem e recorte.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ser Educadora...

O que uma Educadora deve ter...

Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar.
Uma paciência de anjo, para a todos educar.
Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver.
Resposta automática, para a todos responder.

Microfone incorporado, para tudo registar.
Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar.
Ouvidos com controlo de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada.
E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.

Oito braços como um polvo, para a todos ajudar.
E um coração de criança, para tudo apreciar.
Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir.
E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir!

Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar…
E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.
Conhecimentos de informática, para usar o computador.
E também de medicina, para aliviar a dor.

Precisa também de ter muita cultura geral.
E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal…
Biologia, Matemática e também Meteorologia.
Para além de Físico-química e também Geografia.

Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas.
E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas…
Enfim, uma Educadora à medida da necessidade,
Só feita por encomenda, não vos parece verdade?

(Autor Desconhecido)

Retirado de carlaepigmeus.blogspot.com/