domingo, 17 de junho de 2012

Projeto aprendendo a conviver

Nome do projeto: Projeto aprendendo a conviver

Identificação: sabendo-se que na escola cada criança tem a oportunidade de conviver com pessoas e culturas diferentes da sua, o projeto conviver é um instrumento pedagógico que promove a boa convivência entre os indivíduos, participantes desse ambiente escolar.

Objetivo: o projeto pretende propiciar momentos de reflexão, autorreflexão e incentivar atitudes favoráveis à boa convivência entre os alunos do segundo ano. Justificativa: na escola aprendemos não somente matemática, ciências, português, história, geografia, dança, informática, mas também aprendemos valores, aprendemos a sermos humanos. A partir desse entendimento, o projeto aprendendo a conviver, é importante para as crianças do segundo ano no sentido que buscará ensiná-las a colocarem-se no lugar do outro: entendendo suas limitações, qualidades, capacidade de aprender, superação de seus erros entre outros.

 Metodologia: pretende-se alcançar o objetivo proposto por meio das seguintes ações:

• 1ª aula - Pesquisa: a professora elaborará um pequeno questionário para os alunos. Eles responderão questões relativas ao relacionamento com os colegas em sala de aula. Após a verificação da pesquisa a professora terá em suas mãos um material de base para realização do projeto. Saberá as necessidades da turma e poderá abordar temas específicos.

• 2ª aula - Escolhendo um desses temas específicos a professora abordará o assunto partindo de uma contação de história. Após a história fará perguntas e deixará um tempo para as crianças exporem suas ideias.

• 3ª aula - Em outra aula, a professora trará situações hipotéticas de relacionamentos conflituosos e as crianças deverão propor soluções. Abrir para debate e fazer fechamento com as conclusões no caderno.

• 4ª aula – Assistir um filme sobre amizade (procurar). Conversa sobre o que aprenderam com o filme. Confecção de desenhos.

• 5ª aula - Partindo da realidade vivenciada em sala de aula perguntar aos alunos se existem posturas inadequadas de convivência em nossa sala de aula. E o que podemos fazer em relação a isso. Criar texto coletivo.

• 6ª aula - Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos. A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

• 7ª aula - Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele durante alguns dias sem revelar-se e no dia da revelação entregar um presente confeccionado pelo aluno, utilizando sucata. • Duas vezes na semana: No caderno trabalhar sentimentos e emoções: HOJE ESTOU ASSIM... (A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.) PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...

• 8ª aula- construir painel interno com o tema: VOCÊ MORA NO MEU... ( colar um coração de papel colorido) Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"

• 9ª aula - trabalhar com ACRÓSTICOS: Amor Mais compreensão Igualdade Gostar do outro Ouvir os colegas Riqueza interior é o que vale Experimente esse sentimento de paz Sinta a emoção de ser feliz Pense no bem-estar da humanidade Espere um outro sorriso quando você sorrir Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade Tenha respeito pelo outro Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranquilidade.

• 10ª aula: construir painel externo - NA ESCOLA: FICO ALEGRE QUANDO... SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO... RESPEITO O OUTRO QUANDO...

• Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.

Duração: 1 mês (duas aulas por semana)

Materiais: papéis brancos e coloridos, fita adesiva, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinhas e vídeo.

 JessicaD.santos